Seguidores

terça-feira, 16 de setembro de 2008

"Incensos"







Pesquisas científicas tem demonstrado que, ao ser queimado, o incenso desprende tetraidrocanabinol(THC), substância com notável poder desinfetante, porém. também inebriante e anestésica, capaz por exemplo, de atenuar dor de cabeça e de dente. O fenol exalado pela fumaça do incenso, de fato atua no córtex cerebral (sede da consciência e da elaboração de informações) e sobre o sistema neurovegetativo (que controla a respiração, o ritmo cardíaco, as funções digestivas e intestinais). Foi comprovado que o tetraidrocanabinol estimula a serotonina (substância produzida pelo cérebro, pertencente ao grupo biológico das animas). Doses básicas, como por exemplo as equivalentes as exalações de incenso durante uma cerimônia religiosa, aumentam o nível de serotonina que, por sua vez, atenua os impulsos nervosos e baixa a frequência das ondas cerebrais, criando um estado psicofísico que facilita a capacidade de concentração. A serotonina é também dotada de ação anti-hemorrágica, sendo protetora dos capilares. Supôes-se que o incenso, com seu poder inebriante, é capaz de ajudar na concentração, despertando a vontade psíquica, levando paz ao coração, aplacando as tensões, predispondo à meditação e acendendo nos ânimos aquele fervor que permite entrar em contato com a divindade. Também estimula favoravelmente o olfato do homem, exalta o caráter solene de uma celebração e, finalmente, desinfeta e purifica os ambientes.


Os Antigos Sábios eram muito cautelosos e minuciosos em relação aos Rituais, na preparação do ambiente, dos elementos de concordância, do Incenso e dos ingredientes apropriados que tenham relação com o Astro que rege o dia, com os Aromas que interfiram na nossa aura e com o meio ambiente em que vivemos. Os Incensos, usados de maneira correta, criam uma atmosfera no ambiente, de energia, equilíbrio e harmonia, que ajuda o Ser Humano a sintonizar mais facilmente com os planos superiores.

O Incenso tem a incumbência de levar a Prece para o Céu.
Seu uso é Universal, associando o homem à divindade, o finito ao infinito, o mortal ao imortal. Relacionado ao elemento Ar, representa a percepção da consciência que (no ar) está presente em toda parte. Os diferentes perfumes desempenham um papel de purificação, facilitando a Ancoragem.


Vejamos como os Incensos podem ser utilizados.


PARA ESTIMULAR


AMOR: Almíscar, Jasmim, Maçã, Rosa, Lótus, Ópium, Sândalo, Canela, Cravo.

LIMPEZA: Alecrim, Arruda, Eucalipto, Canela, Cravo.

ESPERITUALIDADE:Mirra, Violeta, Rosa.

MEDITAÇÃO: Violeta, Mirra, Rosa, Verbana.

ACALMAR: Alecrim, Alfazema, Flor de Maçã, Jasmim.

ATRAIR OS ENCANTOS: Pinho, Eucalipto, Maçã.

ESTUDOS: Alfazema, Lótus, Jasmim, Rosa.

ENERGIZAR: Canela, Eucalipto, Cravo.






PARA OS SIGNOS


ÁRIES: Almiscar, Sândalo, Ópium.

TOURO: Pinho, Eucalipto, Cravo, Canela.

GÊMEOS: Rosa, Alecrim, Jasmim.

CÂNCER: Maçã, Alfazema, Violeta.

LEÃO: Patchouli, Almíscar, Sândalo, Ópium.

VIRGEM: Rosa, Alfazema, Benjoim.

LIBRA: Maçã, Rosa, Cedro.

ESCORPIÃO: Almíscar, Opium, Eucalipto.

SAGITÁRIO: Cravo, Canela, Rosa.

CAPRICÓRNIO: Lótus, Alecrim.

AQUÁRIO: Violeta, Rosas, Flores do Campo.

PEIXES: Violeta, Alecrim, Alfazema.



(Recebi de minha amiga Wanda Nery)

Nenhum comentário: