Seguidores

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

AS FLORES DA PRIMAVERA















A entrada da estação mais florida do ano! O momento marca o equinócio da primavera, quando ocorre uma importante transição: até esta data, o norte terrestre é atingido com maior incidência pelos raios solares mas, com a mudança marcada pelo equinócio, é a vez do hemisfério sul da Terra receber maior insolação. No seu movimento diurno, o Sol não percorre o mesmo caminho no céu. Algo especial acontece duas vezes por ano: é quando o Sol passa exatamente sobre a linha do equador. Essas duas datas são os equinócios de outono e primavera. Nestas ocasiões, o sol nasce exatamente no leste e se põe no oeste. Outro dado interessante: nessas datas, a duração do dia é realmente igual à da noite, por essa razão adotou-se o nome latino "equinócio", que significa "noite igual ao dia".

As estações do ano são períodos de aproximadamente três meses, entre um solstício (inverno ou verão) e um equinócio (primavera ou outono), que dividem o ano. As estações estão tradicionalmente associadas ao ciclo anual das plantas, especialmente àquelas cultivadas. O inverno é a estação do repouso e da dormência - tempo de poupar as energias - ; a primavera é o tempo do plantio e da germinação; o verão é o período do crescimento e maturidade e o outono é a época da colheita. As definições rígidas de datas são consideradas por muitos apenas como convenção, uma vez que na natureza é difícil "marcar hora". Se o ser humano estivesse sintonizado com os ritmos e ciclos da natureza, seria possível perceber as mudanças e teria um verdadeiro calendário natural. Vários povos antigos, espalhados pelo mundo, detinham conhecimentos astronômicos fabulosos que explicam porque eram capazes de aplicá-los em vários setores da vida. Outros, apesar de não deixarem registros deste conhecimento, demonstraram sinais de sua sintonia com a natureza em rituais que marcavam a mudança das estações. Assim, tanto os equinócios de primavera e outono como os solstícios de verão e inverno representavam mudanças importantes nos ciclos da natureza. Exemplo disso é o registro de um rito praticado pelos índios da região central do Brasil. O ritual era realizado exatamente no dia do equinócio: antes do amanhecer, o pajé levava uma bola de látex ao extremo leste da rua central que dividia a aldeia em norte e sul. Então, ao nascer do Sol, a bola era entregue a uma fileira de guerreiros do norte, que a passavam aos do sul. Dessa forma, o rito imitava a dança do Sol, passando de um hemisfério para o outro no dia do equinócio.


Antigos gregos, egípcios, sumérios, babilônios e celtas foram povos que agradeciam à "mãe terra" tudo o que ela lhes oferecia: alimentos, curas e riquezas. E agradeciam com cerimônias que eram realizadas no início e final de cada estação, ou seja, nos equinócios e solstícios. A primavera, em quase todas as tradições, é tida como a fase de fertilidade e beleza da "mãe terra" ou natureza, é quando todos os seres, plantas e animais, acordam de seu repouso (inverno) para um novo ciclo de produtividade. É quando tudo se enfeita e se torna belo e fértil, para garantir a frutificação. Não é à toa que a primavera é considerada a mais bela estação do ano!

Nenhum comentário: