Seguidores

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

"DIA DO SACI NO BRASIL"


31 de outubro
Dia do Saci (no Brasil)
Dia das Bruxas (nos EUA)


Edição e Pesquisa de Lenise Resende


No dia 31 de outubro, nos Estados Unidos, é comemorado o Halloween ou Dia das Bruxas. O Halloween foi, originalmente, um feriado religioso. Seu caráter religioso perdeu-se nos EUA e, atualmente, é celebrado principalmente como um feriado infantil. As tradições incluem esculpir rostos engraçados em abóboras, vestir roupas típicas e andar pelos bairros para receber guloseimas. Quando as pessoas abrem as portas, as crianças dizem "Travessura ou Guloseima" significando "se você não me der guloseima, eu serei travesso com você".

Essa festa nasceu entre os celtas (antigo povo europeu) e marca a virada de ano dos druidas (sacerdotes dos celtas). Para os celtas, 1º de novembro é o primeiro dia do ano e o Dia do Deus Sol. Eles acreditavam que, na mudança de ano, eram abertas portas de ligação entre o reino dos mortos e o reino dos vivos. Assim, em todo dia 31 de outubro, faziam a comemoração apagando todas as luzes da casa. Acendiam enormes tochas e usavam roupas feitas de peles de bichos para espantar os espíritos. Quando a festa foi incorporada pela Igreja Católica, o 1º de novembro virou o Dia de Todos os Santos e o dia 2, Dia de Finados.

Imigrantes escoceses e irlandeses levaram a tradição para os EUA, no século 19. O Halloween era celebrado na época da colheita e o festejo agrupava a vizinhança. Dançavam, cantavam e faziam previsões para o futuro. Todos se fantasiavam de fantasmas e percorriam as redondezas, pedindo comida e dinheiro. Ainda hoje, as crianças americanas saem às ruas, como bruxas e fantasmas, pedindo doce nas casas.

. Como as bruxas chegaram ao Brasil? - Toda vez que vamos a algum lugar e encontramos pessoas diferentes, conversamos, trocamos informações, ensinamos e aprendemos coisas. Quando fazemos isso, acabamos adquirindo hábitos e costumes de outras pessoas. Há 500 anos, quando os portugueses chegaram aqui, os nossos índios já tinham suas histórias de curupiras, caiporas e muitos outros seres. No Brasil, os portugueses começaram a contar suas histórias de sacis, sereias, velhos-do-saco, bruxas (coca), fadas e muitos mais. Mais tarde, os escravos africanos chegaram trazendo histórias de quibungo, chibamba e as histórias de animais. Gerações seguidas de brasileiros foram embaladas com cantigas sobre o Tutu ou Bicho-papão, que é idêntico ao Papão e a Coca de Portugal.

. Dia das Bruxas - No Brasil, o Halloween começou a ser celebrado há 20 anos. Foi trazido por escolas de idioma inglês mas, também chegou, na bagagem dos viajantes e através da televisão e da internet. E, se você quer comemorar essa data de uma maneira mais brasileira, coloque uma roupa preta, um gorro vermelho e pule numa perna só. Afinal, o Saci veio da Europa, mas está aqui há tanto tempo... Sua popularidade se deve muito a Monteiro Lobato, que o transformou em personagem do "Sítio do Picapau Amarelo". Pedrinho, em uma de suas aventuras pela floresta do taquaral, pegou o Saci. Desde então, o Saci se diverte pregando sustos na tia Nastácia.


. Dia do Saci - Através de uma lei estadual e outra municipal, o dia 31 de outubro foi oficializado, em São Paulo, como o Dia do Saci. Na Câmara dos Deputados existe em tramitação um projeto visando à instituição do Dia Nacional do Saci. Em 2003, tramitavam dois projetos de lei. Um deles é de autoria de Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e o outro é de Angela Guadagnin (PT-SP). A Comissão de Educação e Cultura aprovou e reuniu as duas proposições, em agosto de 2004, dando-lhes uma única redação. Hoje o projeto de lei está nas mãos da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

O projeto de lei apresentado pela deputada federal Angela Guadagnin, tinha a seguinte justificação: "A sugestão para a criação do Dia do Saci parte de um grupo de entusiastas da cultura popular, preocupados com o resgate da mitologia e da cultura popular brasileira. O objetivo é chamar a atenção para o resgate de lendas do nosso folclore para que se torne uma comemoração nacional das tradições brasileiras. A idéia surgiu em São Luiz do Paraitinga, pequena cidade do Vale do Paraíba paulista, depois que um grupo de apaixonados por sacis se reuniu e criou a Sosaci (Sociedade dos Amigos do Saci), transformando-se em um projeto dos vereadores Marcelo Santos Toledo e José Donizete Lopes, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal...

A intenção deste projeto é ensinar as crianças que o País também tem seus mitos, difundindo a tradição oral, a cultura popular e infantil, os mitos e as lendas brasileiras. Em vez de bruxas e gnomos, a manifestação cultural deve valorizar figuras folclóricas que se refiram às tradições brasileiras. Afinal, o saci é da nossa cultura e uma síntese das três raças que estão na origem da nação brasileira - o índio, o negro e o branco."


Fontes: .www.camara.gov.br/sileg/integras/180246.pdf.;
Globinho Pesquisa (Georgina da Costa Martins)
____________

Edição de Lenise Resende para
Lendo & Relendo

Nenhum comentário: