Seguidores

sábado, 24 de outubro de 2009

POESIA ROMÂNTICA

Há um retorno aos valores medievais. Os temas estão ligados à religião, ao heroísmo, à exaltação da natureza e ao passado.
A fantasia, a impulsividade, o sentimentalismo, o mistério, os conflitos e a solidão são características marcantes.
Contrária à tradição clássica, apresenta uma linguagem mais simples e direta.
Os burgueses marginalizados transmitiam, através de suas obras, o negativismo, o sonho, a morbidez, o tédio. Já os burgueses engajados nas causas sociais se dedicavam aos trabalhadores oprimidos, aos escravos, exaltando em suas obras a liberdade, o progresso e os ideais republicanos.



sentimentalismo - a arte é centrada no coração, revelando o total envolvimento emocional do artista, que constantemente transmite tristeza, saudade e desilusão.
"Meu Deus! eu chorei tanto no exílio!
Tanta dor me cortou a voz sentida,
Que agora neste gozo de proscrito
Chora minh'alma e me sucumbe a vida!

Casimiro de Abreu


idealização - vários temas são idealizados, em meio à fantansia e à imaginação, com uso de comparações, metáforas e descrições minuciosas.
"Ó minha amante, minha doce virgem,
Eu não te profanei, e dormes pura:
No sono do mistério, qual na vida,
Podes sonhar apenas na ventura."

Álvares de Azevedo


egocentrismo - a maioria dos poetas românticos transmitem seus sentimentos mais íntimos e sua visão de mundo, voltados para si próprios.
"Era uma noite - eu dormia
E nos meus sonhos revia
As ilusões que sonhei!
E no meu lado senti...
Meu Deus por que não morri?
Por que no sono acordei?"

Álvares de Azevedo


medievalismo - interesse pelas origens do país, do povo e da língua. No Brasil, o índio representa as origens.

subjetivismo - os assuntos são tratados de forma pessoal, de acordo com os sentimentos e a maneira de pensar do poeta. Não é uma realidade total, mas parcial.

Nenhum comentário: