Seguidores

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Garanhuns


































































Resolvi, trazer aqui neste cantinho de amigos alguma coisa sobre Garanhuns em homenagem a uma amiga Judit Martins,que gentilmente me enviou algumas fotografias da cidade,lembrei-me então, como forma de agradecimento,escrever algo sobre GARANHUNS.

Obrigada amiga .































A fundação do município de Garanhuns aconteceu em 10 de março de 1811.











No entanto, somente em 04 de fevereiro de 1879, pela Lei Provincial nº 1.309, teve sua sede elevada à categoria de cidade. Anualmente, no dia 04 de fevereiro Garanhuns comemora a sua emancipação política.A palavra Garanhuns origina-se do vocabulário "Uraanhu" que quer dizer "homem do campo". Entre as várias versões existentes acerca da origem do nome da cidade, José de Almeida Maciel, em seu livro "Questões de Toponímia Municipal Pernambucana", refere-se a Guirá-nhum, os Pássaros Pretos. Por outro lado, Sebastião Galvão, em seu "Dicionário Corográfico, Histórico e Estatístico de Pernambuco", diz que é uma palavra indígena significando sítio de guarás e anuns, o primeiro é uma espécie de cão selvagem e anu-anum, pássaro preto.Garanhuns sempre foi município de importância de Pernambuco, por seu potencial econômico e turístico .











Entretanto, a cidade ganhou projeção nacional por ser terra natal do Presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Um comentário:

Dolores Jardim disse...

Gostaria de deixar registrado aqui, que as fotos são da autoria de TITO GARCEZ, segundo mensagem que recebi do próprio autor.
Obrigada.