Seguidores

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Mírian Warttusch

ÉS MINHA BAILARINA




Deixa-me vestir-te, ó bailarina,

De tules e fitas coloridas.

Nos teus pequeninos pés, ó bailarina,

Colocarei as sapatilhas...

E dançarás de forma comovida!

Continua pelo ar teu rodopio,

Flutua no teu sonho, ó bailarina,

Que eu, extático, não darei um pio...

Me extasiarei com a tua imagem , ó bailarina!



IDEAIS SÃO TESOUROS

Marcha Rancho

Composição de Mírian Warttusch

Um hino glorioso vamos entoar
A canção mais bela agora floresceu.
Com alegria nossa alma vai cantar
Cada verso, cada rima
Em homenagem a Machado de Assis
Este hino nasceu.

Machado de Assis encanta o Brasil
Imenso tesouro os seus ideais
De origem humilde, enfrentou preconceitos,
Acesa trazia uma chama no peito.
Machado de Assis encanta o Brasil
Na alma vicejam orgulho e nobreza
E disse ao vencer os seus maus momentos,
"As lágrimas não são argumentos!"

O Brasil é tão maravilhoso!
De feitos e histórias memoráveis,
Pátria de ilustres poetas
Berço de escritores tão notáveis!

Um grande sonho se cultiva dia a dia
Não esmoreça nossa vontade de vencer
Seja de fé, de esperança e alegria,
Os doces frutos que venhamos a colher.

Um hino glorioso vamos entoar
A canção mais bela agora floresceu.
Com alegria nossa alma vai cantar
Cada verso, cada rima
Em homenagem a Machado de Assis
Este hino nasceu.



A SEIVA DA VIDA

Ninguém reconheceria em mim, a antiga árvore pacífica,
Que em tantas primaveras se deixou florescer...
Agora meu gemido é um brado na floresta,
Um grito em meio ao fogo no qual estou a fenecer.

Plantada assim, no chão, por profundas raízes,
Não consigo fugir da sanha do malvado.
Que ateia o fogo, matando a mata sem piedade,
Quando não nos degola com o seu machado.

O ódio tomou conta de mim e já ninguém diria,
Que aquela antiga e tão formosa árvore, sou eu.
A sede de vingança substituiu o antigo amor,
No coração que o fogo ardente corroeu...

Não precisei vingar-me, pois a natureza é sábia,
Deu o devido retorno, a quem a tratou de forma vil...
O homem devastando causou a própria morte,
Destruiu o que lhe dava vida e não resistiu...

Mas com surpresa, em meio às cinzas da devassidão,
Senti soprada ao ar, no meu tronco, uma folhinha...
Que clamava pela vida, num anúncio de paz,
E procurei em mim, um pouco de seiva para a coitadinha.

É assim a vida, um constante, lindo e eterno renascer...
Se houver esperança, uma promessa, ou um pequeno alento,
Quando o homem destruir, com surpresa, tu poderás ver,
Muitas novas folhinhas balançando ao vento!

Aprenda o homem tratar com respeito a natureza,
Agradecendo a ela, toda essa beleza, toda essa fartura...
O fruto, a sombra, a água que lhe mata a sede,
A ar que o faz viver, a tão sonhada paz pra cada criatura.



Mírian Warttusch





ONDE A POESIA FEZ MORADA


Venha poeta, buscar a tua inspiração nestas paragens,
Onde moram a paz e a tranqüilidade, assim... em vadiagens...
Ao longo do caminho, encontrarás palavras para as tuas rimas,
Para compores como nunca as tuas verdadeiras obras-primas.
Detenha-te à margem, à sombra do arvoredo verdejante,
Deslumbra teus olhos com a natureza tão exuberante!


Beba do riacho dos sonhos, a água mais pura e cristalina,
Embeba tua alma, encontra em ti a natureza mais divina!
Leva uma flor pra colocar nos cabelos da musa inspiradora,
Ela anseia receber de ti a poesia mais linda e encantadora!
Perceba que é de música, luzes e sonhos a tua caminhada...
Não deixe que esse encanto se quebre, ao longo da jornada.


Siga os pássaros que irão te conduzir em graciosa revoada,
E encontrarás o fabuloso mundo, onde a poesia fez morada.
É singela a casa, mas tão afortunado é aquele que chegar,
Encontrará a mesa posta onde os poetas poderão cear...
Sacia-te dessa hospitalidade e retribua com muita emoção...
Deixa como paga, ali depositado, com amor, teu coração!




Mírian Warttusch



NÃO PÁRE O MEU CORAÇÃO


Que teu coração não pare,
não pare, não pare não...
Que o meu também acompanhe,
não pare, não pare não...

Não pare, não pare não,
não pare o teu coração;
Não pare também o meu,
não pare, não pare não...

Deixa bater bem juntinho,
não pare, não pare não...
Batendo o meu com o teu,
não pare, não pare não...

Gostoso de se escutar...
não pare, não pare não...
Teu coração junto ao meu,
não pare, não pare não...

Som do amor não pare não,
não pare, não pare não...
Que delícia! Isto é tão bom,
não pare, não pare não...

Gostei da aceleração,
não pare, não pare não...
Um só, não...dois é que é bom,
não pare, não pare não...

Se parar pela emoção,
um momento, até que é bom...
Mais que isso? Deixa não!
não pare, não pare não...



Mírian Warttusch


SOU COMO A ROSA

Sou como a rosa, que nem a geada vai matar.
Resguardo do frio inverno, meu perfume e cor.
Serei sempre bela... dentro em mim, guardo o amor!
Espero você, meu sol, que em breve irá chegar.

Durmo e acordo; e para não morrer de frio,
Penso naquele, que com amor virá colher
O néctar que está guardado dentro do meu ser...
- O inverno não deixou meu coração vazio.

Enregelada ao sabor dos flocos de algodão,
Guardo em mim muita energia para me entregar,
Receber-te em mim, oferecer-te o coração,

Que se aqueceu de amor na chama da paixão.
Em minha haste, firme, estou a te esperar...
Toca-me, que eu quero perfumar as tuas mãos...


Mírian Warttusch

Nenhum comentário: