Seguidores

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

* BRAGA - BARCARA AUGUSTA*







Braga por um canudo



Braga, cidade de múltiplos e peculiares hábitos, assume-se simultaneamente como histórica e moderna, onde a inovação se une harmonicamente com a tradição.

Terra de imponentes igrejas e monumentos barrocos, destacando-se a Sé Catedral e o Bom Jesus, que observa por um canudo cenários de sucesso e prosperidade de que fazem ponte o comércio e a industria e a cultura, tal como a Universidade do Minho e outras instituições de ensino.


Barcara Augusta!

Assim se chamava uma das cidades mais antigas de Portugal,fundada no tempo dos romanos. É uma cidade cheia de tradições e rituais onde a História e Religião vivem de mãos dadas.
Como se sabe Braga é considerada como "A Cidade dos Arcebispos", é também considerada como a "Roma Portuguesa", isto porque O Arcebispo D. Diogo de Sousa influenciado pela sua visita a Roma resolve desenhar uma cidade onde as praças e igrejas abundam tal como em Roma.
Braga é assim considerada o coração do Minho por estar localizada no centro dessa mesma província, reunindo um pouco de todo o Minho e todo o Minho reúne um pouco de Braga.Também é considerada a Cidades dos Três Sacro-Montes,isto porque temos três importantíssimos santuários que a compõem nomeadamente, Bom Jesus, Sameiro e Falperra, situados a Sudeste da cidade.
Assim esta cidade acaba por se manter sempre "acordada", sempre com tradições e rituais que nem com o passar do tempo caíram no esquecimento, é bom ver que até as gerações mais recentes continuam aderir espontaneamente a este tipo de coisas.

Só agora é que senti o papel importante que Braga teve para a história do nosso país e de como (diz o velho ditado) É BOM VIVER EM BRAGA!!

4 comentários:

Manuel Marques disse...

É com prazer que vejo aqui retratada uma das mais bonitas cidades de Portugal... do Minho.. verde por excelência! Viva querida amiga Dolores!!! Abração!!!!

Unknown disse...

Dolores, visitei Braga nas duas vezes em que estive em Portugal.
É uma das mais bonitas desse país.
Adorei encontrar em seu blog informações valiosas sobre Portugal!
Visitarei sempre seu blog, tenha certeza!
Abraços carinhosos.
Clei

Lua-Bianca disse...

Querida Dolores,qunto encantamento...

Passeei pela "tua" Braga e dentro do coração brotou uma vontade imensa de conhecer esta cidade!

Lindo lugar!
Eu sei que....por aí vou,não sei quando!rs
Beijos e felicitações pelo belo e ilustrativo blog!

Beijos,querida!

Anônimo disse...

Olá, não sei se me pode ajudar, mas se podesse agradecia!

Eu estou á procura de informação sobre a romanização de Braga.

Não encontro nada e preciso de realizar um trabalho o mias depressa possível. Não é necessário informação muito avançada. Gostaria que me desse uma informação simples, se puder.

Obrigada, fico a espera de uma resposat neste blog!