Seguidores

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

JUDIT MARTINS (NEFERTARI)




Alguns poemas de Judit Martins

Respeitem os direitos autorais.






Recife
Recife, minha saudade,
onde está tua paisagem?
Te mando minha mensagem
de amor e de carinho.
O sol de Boa Viagem...
Madeira do Rosarinho,
maracatu, caboclinho,
o Galo... os carnavais!
Recife, minha cidade,
longe do teu burburinho,
das tuas ruas centrais...
"rua antiga da Harmonia"
(salve Antonio Maria!)
igrejas e catedrais.
Recife (minha vaidade)
viva o Bloco da Saudade!
Tuas praças, tuas pontes,
tuas ruas, rios, pontes,
o Capibaribe. Os Montes
Guararapes... os horizontes
verdes dos canaviais,
o luar nos coqueirais!
Estando longe ou perto,
"cão sem plumas"... eu desperto...
João Cabral de Melo Neto.
O meu poeta Bandeira,
Capiba e Nelson Ferreira
a frevança verdadeira
que os tempos não trazem mais!
Minha terra de beleza,
portuguesa-holandesa,
ah, Veneza... Brasileira!
Te envio à minha maneira
a minha saudade inteira,
pois não te esqueço jamais!

(JUDIT/NEFERTARI)


SEDE (SEDA)

Seda é tua pele, teu ruivo cabelo,
seda é tua voz, a boca nua,
que me dá sede de seguir pelo
teu corpo: ressuscitada... tua!

Seda é teu falar, a voz macia...
esse jeito dengoso, de quebranto...
Seda são esses claros olhos, como o dia,
que fazem a minha festa, o meu encanto.

Leva-me ao Monte das tuas delícias
de seda. Sacia minhas sedes apresadas.
Enleva-me nas sedas das carícias,
nas sedes de tantas eras esperadas!!!

(JUDIT/NEFERTARI)



SEIS CANÇÕES DA ALMA SÓ
Primeira Canção: DIVAGAÇÕES


Nuvem azulada num céu de jasmin.
Espuma de champanhe em taça celeste.
Ideal figura... Torre de Marfim.
Divinal, cristal, Luz e Cruz do Leste!
(Tempo partido. Inexistido.)
Brisa refrescante, bosque perfumado.
Idílio Místico que da alma vem.
Lua fascinante num céu encantado,
Sol de ouro e rosa de um mundo Além,
Onda graciosa num mar agitado...
Água esplendorosa... emoção também!

(JUDIT/NEFERTARI)



SEIS CANÇÕES DA ALMA SÓ
Segunda Canção: DISTÂNCIA

No espaço flutuando... leve, leve...
eu era ave, borboleta, estrela, flor.
Imaginei uma canção de amor,
de harmonia... esperança tão breve!
(Tempo partido. Inexistido.)
Bondade por mim tão sonhada!
Imaculada cor... já desbotada,
lentamente foi que descobri.
Saudade redobrada, aqui.
Ocaso de um sentimento, eu vi.
Adeus, adeus e mais nada.

(JUDIT/NEFERTARI)

SEIS CANÇÕES DA ALMA SÓ
Terceira Canção: NOITE NEGRA

Nada permanece e tudo se vai.
Efêmeras são as horas deste mundo.
Ilusão fenece. Um pesar profundo.
Dissabor vem... alma se retrai.
(Tempo partido. Inexistido.)
Barca de mágoas que se vai embora,
Inquieta e triste pelo mundo afora.
Lamentos d ` alma só. Só a vagar...
Sentimentos soltos, tristes, a rolar...
O porto silencioso, espera o mar.
A vida é só o viver, agora.

(JUDIT/NEFERTARI)


SEIS CANÇÕES DA ALMA SÓ
Quarta Canção: VESTAL

Nada o vento me traz.
Eu sou a Monja da Espera.
Irmã do Templo da Primavera...
Doçura no ar se desfaz.
(Tempo partido. Inexistido.)
Beleza que não floriu.
Instante de ternura.
Lágrima que não caiu.
Sacerdotisa de Irreal Convento.
O jardim da amargura.
A flor do esquecimento.

(JUDIT/NEFERTARI)


SEIS CANÇÕES DA ALMA SÓ
Quinta canção: CERTEZA

Ninguém é capaz de amar assim:
Eu amo o Amor que representas.
Imaterial - pois não é carne, enfim,
Diáfano e Sagrado Te apresentas.
(Tempo partido. Inexistido.))
Beleza pura a se esvair.
Irrealidade para mim é o que há.
Lamentos d ` alma que só quis sorrir.
Saudade do que não é ... e não será.
Oceano de sensações a bramir...
A correnteza da Vida refluirá.

(JUDIT/NEFERTARI


SEIS CANÇÕES DA ALMA SÓ
Sexta Canção: ECLIPSE

Nascia o dia. Manhã de Sol...
Eclipse... a luz se escondeu.
Ígneo facho brilhou, claro farol
dardejou... mas apagou, desapareceu.
(Tempo partido. Inexistido.)
Brilhante Templo Dourado.
Incenso de intenso olor.
Lírio em sonho acetinado.
Seda em azul esplendor.
Oásis aveludado.
Anjo num jardim sem Flor.

(JUDIT/NEFERTARI)


ÁGUA E AZEITE
Quando tudo se perdeu
e a Rosa feneceu?
Não importa, amor meu:
o mar continua ali!
Sim...este mar azul e imenso que vinha carinhoso beijar nossos pés, nas manhãs...lembra?
Companheiro de tantas conversas!
Mas,assim como as ondas do mar vão e vêm, os sentimentos, coisas e pessoas, também vêm e vão.
Somos diferentes "amor meu" como a água e o azeite. Eu fico à parte, observando a vida... você fica dentro do redemoinho do viver e assim não nos encontramos.E eu quero seguir o meu caminho,assim, do meu jeito. Minha marcha é mais lenta, porém permanente: eu páro e sigo para ver e pensar e tirar minhas conclusões. Você passa como um cometa, numa velocidade que não lhe permite enxergar melhor. Água e Azeite. Sol e Lua. Cada um com natureza e objetivos diferentes. Direções opostas...
Mas, o mar está ali!
Azul e imenso, a levar e trazer vida.
Se tudo se perdeu...
(e sabe-se que nada se perde por completo, e sim se renova, se modifica...)
Se a Rosa feneceu,
Amor Meu!
Mais Rosas virão, nesse eterno ir e vir
das ondas da vida,
o mar da existência!

(JUDIT/NEFERTARI)


ESTRELA CADENTE

No céu escuro surge uma estrela...
que gosto vê-la assim, tão reluzente ! ...
No ar tão puro, ela segue pela
noite: uma brilhante estrela cadente.

Veio e se foi ! Um breve lampejo
iluminou fugazmente o meu Eu.
Não foi para durar - um suave desejo
surgiu... vibrou... e logo morreu.

(JUDIT/NEFERTARI)


ÊXTASE (LUZ)
Mansa é a Luz que me vem,
e no entanto,
toda me inunda de encanto
e me desnuda,
mostra-me um mundo Além,
me deixa muda
e tonta, tonta de espanto!

Que Luz é essa que me vem assim
e toda me ilumina
da Beleza me aproxima,
transformando tudo em mim?
Não sou corpo, nem a sina
de mulher, que me anima...
sou humana ...e sou divina!


Pela Luz que assim me cai
e me deixa inebriada
num frêmito que me percorre...
(a vida é essa que vai,
ou fica estagnada?)
Oh, não entendo mais nada!
Oh, Luz, vem e me socorre!

Luz, vem de novo aqui,
me explode em megatons
(energia total, crua.
Preciso de estar em ti,
porque me deixaste nua...)
quero ouvir os Teus sons...
Mais uma vez toda Tua!!!

(JUDIT/NEFERTARI) 01/09/07 NEFERTARI(Judit
Estrela e Rosa do Amor
Numa manhã de longe, vieste, enfim!
Energia esplendorosa,
uma vibrante Rosa,
uma Estrela-guia!
(Riso, pérola, pétalas desfeitas.)
Flamejante, luminosa,
a mais bela rosa,
a exata sinfonia
de ouro, azul e marfim.
(E, de longe, me espreitas...)
Estrela de alfenim.
Estrela e Rosa: uma flor.
Tu, pétalas de rubro cetim,
que em meu peito, cabes.
És todo o meu Amor -
e Tu o sabes!
Estrela de um céu-jardim,
pétalas que ao léu, deitas.
Rosa da mais linda cor
(flor - arcanjo - serafim ...)
És todo o meu Amor -
e Tu, me aceitas?

(JUDIT/NEFERTARI)


RENUNCIÂNSIA
Saudade. Saudade. Saudade. Saudade.
Amo um flor: flor-espinho,
amo um amor: dor-carinho,
mal, que eu queria Bondade!
Amor-distância como a China, Rússia...
Vermelho-púrpura e azul da Prússia.
Olhar de neblina. Rosto sem idade.
Meia-idade menina. Urso de pelúcia.
Renúncia. Renúncia. Renúncia. Renúncia.

Tristeza. Tristeza. Tristeza. Tristeza.
Há tanto tempo gritei o meu grito,
ardente ânsia, o soluço aflito,
não encontra a cor: morre a Beleza.
Partiu alguém de alta fidúcia,
saiu por aí... e com minúcia,
levou na bolsa amor, cartão, astúcia,
deixou saudade-dor e esta certeza:
renúncia. Renúncia. Renúncia... RENÚNCIA !

(JUDIT/NEFERTARI)

Nenhum comentário: