Seguidores

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Luiza Caetano "Portuguesa e Universal com certeza"

Ela é uma pintora,poeta portuguesa com certeza. Seja pela sua história de vida ou pelas telas que cria, Luiza Caetano fascina aqueles que conhecem o seu trabalho, tanto pela versatilidade de temas como pela capacidade de inovar ao enfocar os mais variados aspectos da vida dos saloios lusos, ou seja, aqueles camponeses que vivem nos arredores de Lisboa. No entanto, além desse visível regionalismo, a forma artística de que a artista se vale ao tratar desses temas, dá ao seu trabalho uma profunda dimensão universal.

Nascida na aldeia de Venda do Pinheiro, em Mafra, perto de Lisboa, em 1946, Luiza teve uma infância pobre semelhante a de muitas mulheres da região, habitada por pessoas pouco letradas. No entanto, foi nesse universo que viu imagens que cristalizaria mais tarde em quadros, como Aldeia saloia, Burro saloio ou Festas da minha aldeia.

Luiza, que se define "órfã de pais, filhos e maridos", começou a trabalhar numa usina de tecelagem, como operária, aos 11 anos de idade. Aos 18 anos, mudou para Lisboa. Passou a viver então a rotina de trabalhar durante o dia e estudar à noite. Formou-se assim em Filosofia e começou a escrever poemas e contos, publicando alguns em jornais.

Material para isso não faltava à observadora e inquieta Luiza, que viajou por Ásia, Europa, México e Índias, de avião, de carona, enfim, da forma que conseguia. Nesse período desenvolveu também o amor pela pintura. Começou então a freqüentar exposições e a pensar em desenhar algo, mesmo sem ter cursado qualquer academia de arte, fato que a caracteriza como autêntica naïf.

Nenhum comentário: